- Área: 32000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Grigoriy Sokolinsky
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Porto de Sevkabel é um projeto de reforma e ampliação de uma antiga fábrica localizada na ilha de Vasilyevsky em São Petesburgo, Rússia. Fundada pela Siemens & Halske na segunda metade do século XIX, a Sevkabel é uma antiga fábrica soviética de cabos de navio - uma histórica estrutura localizada no distrito industrial de São Petesburgo - e localizada entre a rua (Kozhewennaya linia) e o Golfo da Finlândia. Entre os antigos edifícios de tijolo vermelho construídos no século XIX, o antigo complexo fabril conta ainda com outras estruturas de concreto erguidas durante os anos 70, quando a Sevkabel desempenhou um importante papel na produção de cabos de energia elétrica durante o século XX. O projeto, desenvolvido pelo AB CHVOYA, procura resgatar a antiga glória de um dos mais importantes complexos fabris da Rússia soviética. Os edifícios existentes foram restaurados e adaptados para receber novos usos, preservando o espirito e o caráter desta paisagem às margens do Golfo que banha a bela cidade de São Petesburgo.
Formalmente, o projeto de intervenção faz uso de materiais contrastantes como o metal e a madeira. A histórica paisagem de tijolos vermelhos se transforma em um pano de fundo, onde foram inseridos elementos mais contemporâneos e peças de mobiliário urbano de design neutro. Os espaços externos receberam uma nova pavimentação de granito, concebida para ajustar os diferentes níveis e proporcionar uma melhor acessibilidade geral. O acesso principal ao conjunto é marcada por quatro grandes blocos de aço cortén que definem os limites entre o interior e exterior. Um limite variável, o qual pode ser ajustado de acordo com as necessidades específicas.
Ao longo deste corredor de acesso, como um beco estreito, diferentes objetos multifuncionais de madeira - que combinam as funções de banco e iluminação - animam este espaço oferecendo diferentes possibilidades de uso e apropriação. Para o design destes objetos buscamos inspiração nas bobinas de cabos, grandes carretéis de madeira - amplamente utilizados ao longo dos anos de atividade da fábrica. O terreno à beira do canal foi dividido em duas zonas - um gramado ao longo das margens e um deck de madeira que faz a transição entre o jardim e os espaços interiores. Bancos longitudinais, com mais de nove metros de comprimento, foram encaixados entre os vãos da estrutura junto à fachada do edifício.
O programa funcional do Porto de Sevkabel é verdadeiramente diversificado. Os usuários foram escolhidos a dedo através de um processo participativo no qual todas as partes foram envolvidas do início ao fim do projeto. As antigas estruturas fabris foram adaptadas para acolher pequenas oficinas e escritórios além de restaurantes e bares no térreo. O antigo hall monumental, utilizado para a produção de cabos, foi transformado em um aconchegante espaço para eventos. O edifício administrativo foi adaptado para acomodar as atividades educacionais além de pequenas lojas. O maior edifício de concreto, de frente para o golfo, foi transformado em uma espécie de praça coberta, onde agora encontram-se o clube de música e um restaurante. Espera-se que o museu e a galeria de exposições, que ocuparão o primeiro pavimento do edifício, estejam concluídas até o final deste ano.
O projeto do Porto de Sevkabel é mais um processo contínuo de adaptação do que um edifício acabado. Ele representa o início de um longo projeto de requalificação e desenvolvimento urbano de toda a zona industrial costeira de São Petesburgo. Antigas fábricas estão sendo transformadas e adaptadas para acolher novos usos e atividades, responsáveis por criar um polo multifuncional acessível a todos e que pretende reconectar a cidade de São Petesburgo com a orla do mar.